quarta-feira, 2 de maio de 2012

02.05.2012 – Desvendando o lenço umedecido.

Pra quem achou que um simples pedaço de lenço umedecido tinha apenas a função de limpar bumbuns macios de bebês cheios de xixi e cocô, se enganou. Luna descobriu que aquele tecido branco pode limpar o mundo!
E ela está viciada nisso! Não lembro como começou, nem quem a ensinou, mas de umas boas semanas pra cá eu não consigo trocar uma bendita fralda sem dar um pedaço do tecidinho molhadinho pra ela. No momento que ela visualiza o pacote, começa com uma manha enlouquecida, esticando os bracinhos pra cima e fazendo com as mãozinhas o movimento de pegar. E a expressão? Parece o Gato de Botas, com o cenho franzido; e só sossega quando sente nas mãos aquele geladinho do lenço.
A primeira coisa que ela faz? Limpa-se toda, começa sempre pelo pescoço, aí vai pro rosto, desce pra barriga, periquita, perna, pé. Quando a troca é feita no seu quarto, limpa a parede toda que fica encostada no trocador, e depois volta pra limpar o rosto. E resolve que quer limpar a gente, de qualquer maneira; não pára enquanto não aproximo meu rosto de sua mão e ela, com a delicadeza de um javali, me estapeia carinhosamente com o lenço.
Até aí, tudo bem. A grande questão é quanto ela resolve ficar com aquele pedaço de lenço – já não muito limpo - mesmo depois de estar trocadinha e limpinha. Geralmente a gente vai pra sala brincar e ela começa a limpar o chão, o sofá, a escada e volta a passar o negócio na barriga, mesmo com a roupa por cima. A gente acha engraçado, porque ela não pára, às vezes deita no chão e fica lá, passando o lenço no piso, toda concentrada.
Quando estou ali junto com ela, espero o momento certo para distraí-la e tiro o lenço de seu alcance; mas às vezes estou ocupada com alguma outra coisa e deixo a pequena fazendo meu trabalho limpando a casa com sua brincadeira “higiênica” e acabo chegando tarde demais: aquele inocente pedaço de lenço umedecido deixou de ser branco e ficou preto.
Não que minha casa precise de mais limpeza – mas se alguém quiser aumentar a freqüência das idas da faxineira, eu agradeço – é que eu acho que Luna ficou especialista no assunto e anda detalhista com os cantinhos.