segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Má Educação - De carona no cinema

Veja dicas de outros filmes que tenham participações relevantes de bebês e crianças ali no cantinho esquerdo do blog.Saiba mais sobre o projeto, aqui.

‘Afinal, o essencial é isso: sobreviver e manter a paixão’. (Pedro Almodóvar)
Quando pensei no projeto ‘Pegando carona no cinema’ tinha em mente dar dicas de filmes de gosto pessoal e não focar nos que foram melhores na crítica ou com grandes bilheterias; se ambas características se encontrassem, bem; caso contrário, não teria importância.
Outra premissa fundamental para a escolha dos filmes seria compartilhar sugestões de histórias que pudessem ser voltadas para crianças e apreciadas por elas, mas principalmente – e digo isso por se tratar aqui de um blog lido por adultos – enredos que tivessem participação de crianças, “independente” do gênero; tendo sendo o bom sendo como guia para tais escolhas.
Considero estes parágrafos introdutórios importantes para falar do filme da vez.
Quem conhece um pouquinho do mundo do cinema sabe quem é Pedro Almodóvar. Pra quem não conhece o autor diretor – e aprecia um bom drama - vale dar uma pesquisada por aí; não irei sugerir links de sites sobre a vida e a obra o homem para não direcionar o olhar e permitir que cada um tenha seu próprio ponto de vista.
Sempre achei o drama o gênero cinematográfico que melhor permite trabalhar o roteiro. Uma super produção não me marca se não tiver uma boa história pra contar. Almodóvar é brilhante neste sentido. Não é pra qualquer um, tem que ‘saber digerir’, mas sou fã de tudo que já assisti dele.
Estou lendo ‘Conversas com Almodóvar’, de Frederc Strauss, e o capítulo relacionado à Má Educação diz coisas como:
“Almodóvar regressa ao seu gosto pelos labirintos da ficção, mas explora-os com a impressionante mestria de narrador que o tempo lhe deu. E com o desejo de aí procura ou esconder um segredo. O segredo do ser humano, de sua força vital e de sua intimidade com a morte, de sua noite profunda e dos seus milagres.”
Má Educação é um filme que conta com atuações ótimas de dois meninos, mas não é um filme para assistir com os filhos. Caso você consiga um tempinho pra curtir um sofá sem eles, e esteja preparado para fortes emoções, recomendo Almodóvar; este filme ou qualquer outro.

Sinopse
Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro intitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.

Informações Técnicas
Título Original: La mala educación

Autor e Diretor: Pedro Almodóvar

País: Espanha

Linguagem: Espanhol

Lançamento: 17 September 2004

(Brasil)

Locações das filmagens: Escuela Pías de Alella, Alella, Barcelona, Cataluña, Spain

Duração: 106 min


Gêneros: Drama, romance, suspense


Elenco
     Gael García Bernal                    ...   Ángel / Juan / Zahara
     Fele Martínez                           ...   Enrique Goded
     Daniel Giménez Cacho              ...   Padre Manolo
     Lluís Homar                              ...   Sr. Manuel Berenguer
     Francisco Maestre                     ...   Padre José
     Francisco Boira                        ...   Ignacio
     Juan Fernández                        ...   Martín
     Nacho Pérez                             ...   Ignacio (as Ignacio Pérez)
     Raúl García Forneiro                 ...   Enrique (as Raúl Gª Forneiro)
     Javier Cámara                          ...   Paca / Paquito
     Alberto Ferreiro                        ...   Enrique Serrano
     Petra Martínez                          ...   Madre
     Sandra                                           
     Roberto Hoyas                         ...   Camarero

Curiosidades
The film opened the 57th Cannes Film Festival in 2004. It was the first Spanish film to ever get that honor.
Pedro Almodóvar worked on the story structure for over 10 years.
Pedro Almodóvar dedicated the opening night performance at the Cannes Film Festival to those who had been killed in the al'Qaeda terrorist train bombings in Madrid the previous month.
Gael García Bernal fired off an angry riposte to New York Times reporter Lynn Hirschberg after she claimed that he had fallen out with Pedro Almodóvar over filming the explicit homosexual love scenes in the film. Bernal wanted it on record that he had had absolutely no reservations about taking the role.
Mexican born actor Gael García Bernal had to be able to do a convincing Spanish accent before Pedro Almodóvar would allow him to get his role(s) in the movie. Bernal also had to master Spanish body language. He took flamenco lessons to help him do that. He also studied the films of Barbara Stanwyck and Spanish camp icon Sara Montiel, as well as Almodovar's previous leading ladies, Carmen Maura and Victoria Abril. When asked, however, if there was a particular femme fatale he sought to emulate, Bernal's response was Alain Delon's sexually ambiguous Ripley in Purple Noon.
Originally rated NC-17 in the States. An oral sex scene was blurred to obtain an R rating.
The ending of the film was only resolved in the editing suite. An alternate ending (which only resolves the film-within-the-film) is available as a "deleted scene" on the DVD.
At the beginning of the movie, there's a poster of a fictitious film called "La abuela fantasma" on the wall in Enrique's studio (it's clearly visible when Ignacio leaves after giving his screenplay to Enrique). "La abuela fantasma" was the original title of another Pedro Almodóvar film, Volver.

Prêmios

BAFTA
Indicação
Melhor Filme Estrangeiro

CÉSAR
Indicação
Melhor Filme Europeu

INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
Indicação
Melhor Filme Estrangeiro

EUROPEAN FILM AWARDS

Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor -
Pedro Almodóvar
Melhor Diretor - Júri Popular -
Pedro Almodóvar
Melhor Ator - Júri Popular - Fele Martinez
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora

GOYA
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor -
Pedro Almodóvar
Melhor Direção de Arte
Melhor Cenografia

Referências:
http://www.imdb.com/title/tt0275491/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-52306/



Nenhum comentário:

Postar um comentário