quinta-feira, 27 de junho de 2013

De carona no cinema - A vida secreta das abelhas

Veja dicas de outros filmes que tenham participações relevantes de bebês ou crianças ali no cantinho esquerdo do blog. Saiba mais sobre o projeto, aqui.
___________________________________________________________________
Em 2010, quando eu ainda morava na casa dos meus pais, ia semanalmente alugar filmes na locadora da esquina. Como sempre gostei muito de cinema, cheguei ao ponto, naquela época, de pedir para a funcionária dicas de filmes, pois eu já havia assistido a todos que me interessavam.
Indo direto para a prateleira de dramas – meu gênero favorito – a moça aponta  ‘A vida secreta das abelhas’.
Assisti ao filme despretensiosamente, sem saber que ele marcaria um dos momentos mais especiais da minha vida. Na época eu já estava grávida, mas ainda não sabia o sexo do bebê. Desde o começo desejei muito que fosse um menino; mas essa vontade mudou semanas antes do ultrassom revelador.
A história do filme gira em torno da busca de uma menina (praticamente uma adolescente) pelo passado de sua mãe, morta há muitos anos; e pra isso faz uso de alguns recursos visuais que mostram a ligação entre as duas. Lily não sabe nada sobre a pessoa que a pariu, mas encontra uma foto de quando era pequena: está no colo de sua progenitora e as duas estão abraçadas, se olhando. Não sei se foi minha sensibilidade aguçada por conta da gravidez, mas absorvi aquela cena de um jeito muito especial. Lembro claramente que naquele momento, aquela foto era tudo o que eu queria pra mim; queria ter minha filha nos braços, para poder transmitir com o olhar todo amor que estivesse no peito. Luna está aí hoje e esses momento entre nós já aconteceram incontáveis vezes.

Nome original: The Secret Life of Bees
Director:  Gina Prince-Bythewood
Writers: Gina Prince-Bythewood (screenplay), Sue Monk Kidd (novel)
Gênero: Drama
Orçamento: US$ 11 000 000
Sinopse
Carolina do Sul, 1964. Lily Owens (Dakota Fanning) é uma garota de 14 anos atormentada pelas poucas lembranças que tem da mãe falecida em um trágico acidente causado por ela. Decidida a fugir da solidão e do relacionamento complicado com o pai, T. Ray (Paul Bettany), Lily foge de casa com sua empregada Rosaleen (Jennifer Hudson) e segue a única pista que pode levar ao passado de sua mãe numa pequena cidade do interior. Lá ela conhece August (Queen Latifah), a mais velha das irmãs Boatwright, dona de um tradicional apiário da cidade e que também conhece alguns segredos do passado de sua mãe.
Elenco:
Dakota Fanning ... Lily Owens
Queen Latifah ... August Boatwright
Jennifer Hudson ... Rosaleen Daise
Alicia Keys ... June Boatwright
Sophie Okonedo ... May Boatwright
Paul Bettany ... T. Ray Owens
Hilarie Burton ... Deborah Owens
Tristan Wilds ... Zach Taylor
Nate Parker ... Neil
Shondrella Avery ... Greta
Renee Ford Clark ... Doll (as Renée Clark)
Sharon Conley ... Violet (as Sharon Morris)
Nicky Buggs ... Cressie
 
Curiosidades:
Jennifer Hudson said in an interview that director Gina Prince-Bythewood had sent her to a store to get several items and while she was there, the staff and the customers verbally and racially abused her. The incident was, in fact staged by actors under Bythewood's direction in order for Hudson to get the feel of a racially tense environment, the time and setting of the film, and to help her with her characterization.
Alicia Keys learned to play the cello in 4 weeks for this part.
Referências:
http://www.imdb.com/title/tt0416212/?ref_=fn_al_tt_5
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário